Oi Tudo bem?
É quase impossível falar de um safari em África sem pensar em leões, os reis da savana.
Mas a verdade é que mesmo sendo o rei da savana leões como muitos outros animais em África estão a decrescer em números devido ao crescimento humano, conflito com pastores, perda de habitat & perda da suas presas.
Em 1940 a população do maior carnívoro em África era estimada em cerca de 450,000, hoje em dia os últimos census apontam para uma população de pouco menos de 20,000.
Com este declínio dramático algumas regiões em África estão em risco de perderem as suas populações de leões por completo nomeadamente a África Ocidental.
Hoje em dia a grande maioria dos leões que sobrevivem em África encontram-se na África Oriental & África Austral (Africa do Sul, Namibia, Botsuana, Swasilandia, Lesoto, Zimbabue, Moçambique, Angola & Zâmbia).
Na África Austral encontram-se literalmente centenas de Parques Nacionais e Reservas de animais mas uns são mais famosos do que outros para encontrar e observar leões durante um safari.
Embaixo ficam os meus 5 lugares preferidos para se encontrar o rei da savana na Africa Austral.

Parque Nacional do Kruger, Africa do Sul
O Parque mais famoso da África do Sul é com certeza  um dos lugares com as maiores possibilidades de se encontrar leões durante um safari.
Com cerca de 19,485 km2 o Parque Nacional do Kruger é um dos últimos grandes refugios para a população de leões na Africa do Sul.
As ultimas estimativas apontam para uma população de cerca de 1750 leões no Parque sendo que as partes centrais & do sul sejam as melhores para avistar leões nomeadamente em volta de Skukuza (maior campo de repouso dentro do kruger) Satara & Lower Sabie.
Hoje em dias existem muitas “reservas” privadas que fazem fronteira com o Kruger sem terem uma barreira física e aqui também é muito comum encontrar o maior felino de África, estas areas são Sabi Sands( Alojamento de luxo e muito privado), Timbavati (único lugar no mundo onde leões brancos ocorrem de forma natural) & Klaserie.
Alojamentos recomendados:
Motswari
Elephant Plains
Africa on Foot

Parque Nacional do Etosha, Namibia
Este Parque no Noroeste da Namibia tem uma area de 22,270 km2 e é quase completamente coberto pela famosa “Etosha pan” que ocupa 23% da superfície total do parque.
Vida aqui é difícil para os animais, escassez de água e pouca vegetação faz com que só os mais fortes sobrevivem. Quase completamente plano o Etosha é sem duvida um dos melhores para alistamentos de vida selvagem.
No Etosha vivem cerca de 350 leões adultos e os melhores avistamentos ocorrem perto dos vários poços de água distribuídos pelo parque nomeadamente Dolomite, Rateldraf, Okondeka, Nebrownii, Okaukuejo, Homob, Salvadora, Goas, Rietfontein, Chudop, Kalkheuwel, and Klein Okevi.
Etosha também é famoso pelos poços de água com luzes onde ver animais a noite é uma experiência a não perder sendo Okaukuejo o mais famoso.
Alojamentos recomendados:
Ongava Lodge
Okaukuejo rest camp
Dolomite Camp

Parque Nacional do Chobe, Botsuana
O Parque Nacional do Chobe no Norte do Botsuana foi o primeiro Parque proclamado no Botsuana e tem uma das maiores concentrações de animais em Africa especialmente Elefantes.
Aqui fazer safaris de barco é uma experiência incrível, navegar o rio Chobe e explorar os bancos do rio é sem duvida o ponto alto para muitos turistas, avistamento de leões neste parque também é dos melhores em Africa, bem cedo de manha ou durante o entardecer leões gostam de patrulhar os bancos do rio em busca de presa nomeadamente búfalos, zebras, gnu e ocasionalmente Elefantes.
Alojamentos recomendados:
Chobe Chilwero
Chobe Game Lodge
Chobe Safari Lodge

Delta do Okavango, Botsuana
O Delta do Okavango no Botsuana é o maior delta interno do mundo, formado onde o Rio Okavangoencontra uma placa tectônica, no Kalahari.
Toda a água que atinge o delta é evaporada e transpira, e não chega a nenhum mar ou oceano. A cada ano aproximadamente 11 quilômetros cúbicos de água passam nessa região.
Este paraíso de palmeiras e ilhas é um santuário para centenas de espécies de animais sendo leões uma delas, a grande concentração de presa faz com que os números de leões nesta area sejam dos maiores em África.
Aqui leões tiveram que se adaptar ao fato de por vezes estarem rodeados de água fazendo com que não seja incomum ver leões a nadar nomeadamente nas Planíces Duba no norte do Delta.
Mais a Sul & a leste perto da Reserva de Moremi & região de Khwai avistamentos também são de primeira qualidade e a diversidade em alojamentos façam com que esta area seja um dos destinos preferidos por turistas para observar a vida selvagem em África.
Alojamentos recomendados:
Duba Plains Camp
Baine’s Camp
Chief’s Camp

Pilanesberg, Zâmbia
O parque Nacional de Pilanesberg é sem duvida um dos meus preferidos talvez por eu fazer safaris quase diários neste parque.
Possivelmente um dos únicos lugares no mundo onde é possível fazer um safari entro de um vulcão extinto, no parque estima-se que vivam cerca de 90 Leões e avistamentos aqui são quase diários.
A grande maioria dos animais concentra-se perto do lago principal do parque, o Mankwe dam por isso para quem queira ver Leões sempre boa ideia procurar por aqui.

Alojamentos recomendados:
Ivory Tree Game Lodge
Tshukudu Bush Lodge
Sheperd’s Tree

 



Até a próxima

Alex Freire

Meus Links:

Website
Facebook
Instagram

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.