Oi tudo bem?
Acabou de reservar o seu primeiro safari africano, já começa a sonhar com aqueles animais incríveis da savana Africana, aqueles por de sol magnificos mas que roupa deve usar durante um safari?
Você pode ter percebido que há uma série de considerações quando se trata de roupas, mas não entre em pânico se você ficar sobrecarregado com informações do Google. Tente não pensar demais em equipamentos de safári – não há necessidade de gastar milhares de dólares em equipamentos caqui tradicionais.
Tendo dito isso, é melhor se misturar do que se destacar, então roupas com tons neutros são melhores – pense em tons de bege, marrom, verde e qualquer coisa nesse espectro.
Reunimos um guia completo sobre como fazer as malas para o safári, com informações sobre materiais, condições climáticas e outros.

Visão Global
Você pode ver roupas de safári anunciadas em lojas on-line com todos os tipos de acréscimos técnicos, desde repelentes de insetos embutidos até aberturas especiais – estas tendem a ser superfaturadas e não são necessárias. As roupas confortáveis ​​que você pode colocar em camadas são as melhores – algodão, camisas leves, jaquetas de lã, sandálias e sapatos fechados.
Calças compridas que são fechadas no joelho são uma adição perfeita e também reduzem sua carga de embalagem.
É bastante importante embalar “light” – a maioria dos alojamentos e acampamentos de safári oferece serviço de lavanderia, portanto, não é necessário trazer uma camisa diferente para cada dia da sua viagem.

Não é aconselhável levar roupas muito caras. É provável que você fique um pouco sujo ou empoeirado ao explorar reservas em veículos com laterais abertas, por isso não leve nenhuma roupa que você perderia ou estragaria.
Para as mulheres, os vestidos são bons para as noites no acampamento; No entanto, se você estiver em uma área com forte presença de mosquitos, é aconselhável usar calças compridas para manter as pernas protegidas.

Não caia na armadilha de pensar que a África é quente 24/7. Manhã cedo e noites podem ser muito mais frias do que você pode esperar, por isso lembre-se de trazer algo quente para manter confortável durante a madrugada e tarde da noite. Pijamas quentes são uma obrigação. Veículos de safári são completamente abertos ou têm lados abertos com um telhado, assim brisas frias acontecerão. Trazer um windbreaker para ajudar com a sensação de vento, e um gorro e luvas podem ser salva-vidas em safáris de manhã cedo.

 

Lista básica:
-Camisetas
-Camisas de manga comprida
-Velo ou moletom quente –
-Blusão
-Shorts (ou calças que fecham no joelho)
-Calças / Calças Confortáveis
-Meias
-Roupa interior (pode lavar e secar à noite, por isso, não carregue em excesso)
-Capa de chuva impermeável se viajar durante a estação chuvosa
-Oculos escuros
-Calça de pijama quente para noites frias
-Chapéu (de preferência com alça de queixo)
-Fato de banho se lodge tiver piscina
-Sapatos confortáveis
-Chinelos / sandálias para o acampamento

Materiais
É importante vestir em camadas no safári – as temperaturas variam de quente durante o dia a frio à noite, então você vai querer tecidos que respiram durante o dia e aqueles que o deixam quentinho à noite. Um bom blusão e lã é ótimo para evitar os ventos frios durante o safári, enquanto camisetas leves e shorts são suficientes durante o dia.
Pode ser tentador optar pelo algodão tradicional, mas você vai suar. É melhor comprar roupas sintéticas respiráveis, especialmente os tipos projetados para mantê-lo fresco em alta temperatura.

Cores
A cor pode depender de onde você está indo para o safári. Para a maior parte, fique com tons neutros – tons de bege, marrom e silenciado. Estes irão ajudá-lo a misturar-se ao seu redor, especialmente ao caminhar. O branco é ok quando em veículos, mas não durante safaris a pé. O mesmo vale para cores negras que farão você se destacar quando estiver andando pela mata, potencialmente atraindo atenção indesejada de animais perigosos.
Existem também áreas específicas que garantem outras restrições – por exemplo, algumas áreas da Tanzânia, Quênia e Zâmbia são o lar de moscas tsé-tsé. As moscas tsé-tsé carregam a doença do sono humana e, embora a maioria das moscas não esteja infectada, sua mordida pode ser extremamente dolorosa. Evite roupas pretas e azuis, pois as moscas são atraídas por essas cores, e certifique-se de usar sapatos fechados e levar repelentes de insetos com você. Além disso, certifique-se de usar calças compridas e camisas de mangas compridas durante o dia em um safári.
As moscas tsé-tsé são encontradas principalmente em áreas arborizadas e fontes de água como margens de rios – é improvável que você as encontre nas planícies de Serengeti e em Masai Mara. Amboseli também é largamente livre da praga.

Extras
Pode valer a pena colocar um par de luvas (sem dedos) e um gorro (gorro de malha), especialmente se você tende a ser suscetível a frio. Como os veículos estão abertos, os ventos frios de manhã cedo tornarão a viagem desconfortável, a menos que você os cubra o suficiente.
Cachecóis também podem ser ótimos para manter o frio sob controle e dobrar como uma capa de câmera para manter a poeira do equipamento.
Chapéus de sol (de preferência com tiras de queixo) e óculos de sol também são importantes!

 

Onde você está indo e que tipo de safári você está fazendo?
Diferentes regiões têm características diferentes quando se trata de vida selvagem e meio ambiente, bem como tipo de safári, e irá guiar sua embalagem.
Se você estiver indo para a Zâmbia, é muito provável que você faça safaris a pé. Portanto, lembre-se de que você precisará de sapatos de passeio confortáveis ​​e duráveis, um chapéu de sol e evitar roupas brancas e pretas.
Se estiver a fazer safaris de barco – por exemplo, Zambeze e Okavango (Botswana) – deverá apanhar um bom casaco impermeável e preparar-se para temperaturas nocturnas muito frias.
A estação seca no Kruger vê muito menos mosquitos, então as mulheres podem confortavelmente embalar os vestidos para as noites no acampamento, e se preocupam menos em serem mordidas quando saem em um safári.
Se você estiver fazendo um safári perto da Cidade do Cabo, Cabo Oriental, Pilanesberg ou Madikwe, não precisa se preocupar com o empacotamento de medicação contra a malária – essas áreas estão todas fora do cinturão da malária.

Considerações sobre o clima – quando você está viajando?
Se você estiver indo para a África do Sul, lembre-se de que o clima varia significativamente entre o Cabo Ocidental e a região maior do Kruger. O Cabo Ocidental tem um clima mediterrâneo e vê verões quentes e secos e invernos frios e úmidos.
Em contraste, as áreas de Kruger e Pilanesberg têm temperaturas subtropicais, com chuvas de verão e invernos secos. A área tende a manter temperaturas diurnas semelhantes (cerca de 25 ° C) durante todo o ano. Se você estiver fazendo um safári em Sanbona (a cerca de 3 horas da Cidade do Cabo), você passará por dias frios (com chuvas ocasionais) de junho a setembro e dias quentes e secos entre outubro e abril.
Também tenha em mente que se você estiver viajando para a África do Sul e indo de uma visita à Kruger para a Cidade do Cabo para safári, você poderá experimentar temperaturas muito diferentes em cada região. Pack para ambas as extremidades do espectro.
Se você estiver indo para a África Oriental, espere temperaturas diurnas estáveis ​​de 20 ou mais anos (Celsius) durante o ano todo. À noite, pode ser mais frio, caindo na adolescência. As estações chuvosas no Quênia e na Tanzânia são de novembro a janeiro e de março a maio, com algumas variações regionais. Se você estiver viajando nesses prazos, leve uma capa de chuva!
Em geral, prepare-se em áreas como Botswana, Zâmbia e Kruger por alguns dias que subirão até 40 ° C se você estiver viajando no verão. É onde o tecido sintético e respirável será útil.

Considerações sobre lavanderia:
Muitos campos têm lavanderia e você pode lavar todas as roupas. Tenha em mente, porém, que a maioria, se não todos, também passará roupas. Isso serve a um propósito prático, já que o putsi voa como colocar ovos em roupas úmidas – passar a ferro mata os ovos. Se você tiver alguma roupa delicada que possa ser queimada ou danificada, não se esqueça de avisar a equipe de seu acampamento.
A maioria das pessoas também prefere lavar suas próprias roupas de baixo, por isso pode ser útil trazer um pouco de sabão líquido para lavar as mãos para essa finalidade.

Coisas para evitar:
Jeans não são ideais – eles podem ser muito quentes durante o dia, e demorar muito para secar se você estiver lavando roupa – os acampamentos não terão máquinas de secagem.
Não leve sapatos de salto alto ou encravados, você não precisará deles e eles são altamente impraticáveis ​​em uma situação de mato. Quando se trata de embalagem de sapatos, conforto e durabilidade é o que você quer.
Se você cruzar as fronteiras da sua viagem, não use camuflagem! As roupas camufladas tendem a atrair atenção indesejada nas passagens de fronteira.
Deixe jóias caras e relógios em casa. Eles estão fora do lugar no mato, e se deixados desacompanhados em quartos ou barracas, eles podem ser vítimas de macacos, que são parciais para roubar objetos brilhantes.
Mesmo em acampamentos caros, as lojas de safári são na maioria das vezes muito casuais. Não há necessidade de levar roupas para a noite, embora você certamente possa usar roupas “mais bonitas” do que no safári. Mantenha tudo confortável e siga a política de evitar cores brilhantes. Lembre-se de camadas!

Bagagem:
Se você estiver voando entre acampamentos / reservas, precisará manter em mente as restrições de bagagem.
Aeronaves pequenas geralmente têm um limite de bagagem de cerca de 20 a 30 quilos, por isso lembre-se de levar pouca bagagem. Talvez seja melhor trazer uma mochila leve do que uma mala de rodas, e isso também irá forçá-lo a manter o conteúdo da sua mala no essencial.

Artigos de higiene pessoal
Muitos acampamentos têm amenidades de banho completas, mas nem todos. Verifique com seu acampamento se eles estocam xampu e sabão etc. Traga shampoos / condicionadores de tamanho de viagem, creme dental e outros produtos cosméticos.
Não se esqueça do repelente de insetos!

 



Até a próxima

Alex Freire

Meus Links:

Website
Facebook
Instagram

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.