Melhor momento de 2018
Oi tudo bem?
Mais um ano passou e fica até difícil acreditar que é 2019, tão difícil que ainda tem vezes que digo ou escrevo 2018 em vez de 2019 🤦🏻‍♂️.
Mas o tempo não pára e para falar a verdade eu estou super excitado sobre 2019, novos destinos de safari, crescimento pessoal e da empresa.

Agora que tudo já começa a voltar ao normal e todo o mundo de volta ao trabalho eu estou aqui no meu escritório a saborear um cafe da Etiópia e a pensar qual foi o meu melhor momento de safari em 2018?
Para quem segue as minha redes sociais sabe que eu fiz vários safari este ano na Namibia, Botswana, Kruger, Timbavati e Pilanesberg só para mencionar alguns mas o melhor momento de safari foi mesmo um que fiz uma semana antes do Natal.
Eu sei que sou muito abençoado por visitar e levar pessoas de todo o Mundo a ver lugares e animais incríveis mas apesar de parecer férias para mim é trabalho e o tempo todo passado durante os safaris a prioridade é os meus clientes.
Foi por isso que perto do Natal eu tive a oportunidade de passar uma semana numa reserva privada e decidi levar as minhas filhas!
Os meus sogros tem uma casa numa reserva privada dentro do Kruger então as minhas filhas já têm feito safari desde bebês mas só agora que já estão a crescer (como o temos passa rápido!) elas agora começam a ser mais curiosas e a curtir mais ver os animais em plena natureza.

Leopardo, Ntsiri, Africa do Sul
Leopardo, Ntsiri, Africa do Sul
Cão Selvagem, Ntsiri, Africa do Sul
Cão Selvagem, Ntsiri, Africa do Sul
Cão Selvagem, Ntsiri, Africa do Sul
Cão Selvagem, Ntsiri, Africa do Sul

O bom de fazer o safari com elas foi mesmo o de não termos horários nem pressa para fazer as coisas. Os dias foram passados na relaxar na piscina, dormir até mais tarde e comer junk food 😌 , entre tudo isso a gente ainda dava jeito de fazer safari.
Dezembro na savana da Africa do Sul é muito quente e na semana que estivemos no Kruger foi uma das semanas mais quentes do ano com temperaturas em volta dos 40 graus!
Para fazer safari normalmente as melhores horas do dia é bem cedo de manhã ou bem no final da tarde porque no meio do dia os animais estão menos ativos ou pelo menos isso é o que a gente pensa, nesta semana que estivemos no Kruger apesar das altas temperaturas os nossos melhores avistamentos de animais foram bem nas horas de mais calor!

Um dia estávamos na piscina quando no radio (walkie-talkie) ouvimos que alguém tinha encontrado um Leopardo na estrada de acesso a reserva.
A água da piscina estava nota 10! Mas eu falei para a minha filha mais velha (3 anos e meio).
Liliana alguém encontrou um Leopardo a 5 minutos daqui queres ir ver?
Claro pai não foi para isso que viemos para aqui! (Pergunta burra a minha)
Então arrumámos tudo e conduzimos até ao local que falaram no radio, eu estava a pensar que o Leopardo estava debaixo de uma arvore a dormir mas quando chegamos lá vimos que ele estava a 10 metros da estrada e bem no aberto a comer um porco do mato!
Mesmo para mim que ja passei horas e horas com Leopardos este avistamentos foi especial não so por ele estar com uma presa bem no aberto mas por poder partilhar com minhas filhas um momento muito especial.

Leopardo, Ntsiri, Africa do Sul
Leopardo, Ntsiri, Africa do Sul
Leopardo, Ntsiri, Africa do Sul
Leopardo, Ntsiri, Africa do Sul

Eu lembro quando era criança em Portugal de ver inúmeros documentários sobre animais em Africa e o Kruger e ter uma certa inveja das pessoas que podiam apreciar a natureza e os animais de Africa, e aqui estou eu agora a trabalhar como guia e ter o prazer de levar as minhas filhas a fazer safari. Quem diria!
Nos passámos mais de uma hora com aquele Leopardo vendo ele a comer a presa e tentar manter uma Hiena afastada do seu banquete. Cada vez que ele deixava a presa e ia tentar dormir um pouco a hiena vinha e roubava dele, foi uma cena incrível mesmo.
Com o passar do tempo nós decidimos ir para a casa porque já estava a ficar de noite e eu queria fazer uma fogueira para a gente cozinhar mas eu falei para o meu cunhado que mais de noite a gente voltava para vermos o que acontecia com o Leopardo e a Hiena.
E assim foi por volta das 21h00 as crianças ja dormiam e nos decidimos vir procurar o Leopardo , quando chegamos no local ja não tinha presa e o Leopardo estava a andar em direcção ao mato mais fechado, as Hienas devem ter roubado dele mas pelo tamanho da barriga dava para ver que ele tinha comido o suficiente.
No dia seguinte logo cedo fomos brindados com uma manada de Elefantes em volta da casa, deviam ser uns 60, todos atarefados a comer as folhas da arvore Mopani, sua comida preferida aqui nesta região do Kruger.

O resto do dia seguiu do mesmo jeito que os outros, piscina, dormir a sesta e mais tarde fizemos o ultimo safari porque no dia seguinte iriamos voltar para Joanesburgo.
Para o ultimo dia de safari decidimos ir visitar uma parte da reserva que não tínhamos ido ainda, a caminho de lá encontramos Zebras, Girafas, Impalas, Elefantes, Búfalos e muitos outros mas nada nos preparava para o que iriamos encontrar.
Assim que chegamos perto do poço de água vimos que o hipopótamo que lá vive estava um pouco inquieto mas não conseguimos ver porque. De repente do nada 5 cães selvagens passaram na nossa frente correndo atrás de uma Impala que estava correndo em direcção ao mato fechado e eu pensei que íamos perder los de vista mas a Impala por alguma razão que eu não sei deu uma volta errada e correu na direcção de 2 cães selvagens e acabou sendo morta!
Foi um avistamento incrível ver este animal que esta na lista de animais em extinção caçar bem na nossa frente. É estimado que em toda a Africa só existam 5 mil cães selvagens sendo que 500 desses vivam no Kruger.
Por serem animais pequenos os cães selvagens tem que comer muito rápido para que não sejam roubados por Hienas, Leopardos ou Leões.
10 minutos depois de terem caçado a Impala ja não restava muito, é incrível como estes animais conseguem comer tão rápido.
Nos ficámos por ali mais 1 hora observando eles a interagirem uns com os outros e fortalecendo os seus laços familiares, o por de sol estava com umas cores incríveis como que nos dando um adeuse nós super felizes por termos presenciado um momento raro na Natureza.

Familia
Familia
Familia

Os avistamentos de animais que tivemos nesta semana no Kruger for já por si uns dos melhores que tive nos quase 10 anos de guia de safari mas poder presenciar estes momentos incríveis de natureza com as minhas filhas
faz com que este seja sem duvida o meu melhor momento de 2018.

 



Até a próxima

Alex Freire

Meus Links:

Website
Facebook
Instagram

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.