Oi Tudo bem?
O titulo pode parecer um pouco estranho mas para quem já esteve no Parque do Etosha na Namibia sabe do que estou a falar.
A minha profissão de guia de safari permite me ver e partilhar com os meus clientes lugares, animais e povos incríveis e um desses lugares é o Parque Nacional do Etosha na Namibia, Etosha vem da palavra Oshindonga que significa “grande branco” devido a enorme “panela” de sal no meio do parque.
Este lugar que por vezes mais se parece com uma paisagem lunar com uma enorme escassez de agua e vegetação consegue mesmo assim sustentar uma variedade incrível de vida selvagem incluindo Elefantes.
Estes enormes paquidermes são animais dependentes de água, o que no Etosha nem sempre é fácil encontrar, espalhados pelo parque encontram-se vários poços de água subterrâneas que facilitam a sobrevivência neste lugar inóspito.
O solo no Etosha é muito rico em sais minerais de argila, silte e minerais verde-branco. O deserto de sal suporta muito pouca vida vegetal , exceto as algas azul-verde e vários minerais que dão a este parque a sua coloração característica.
Elefantes tem que beber água diariamente e uma parte deste ritual consiste em banhos de lama que ajuda a regular a temperatura do corpo e matar insectos que vivam na pele do Elefante, e é esta lama esbranquiçada que deu aos elefantes do Etosha o apelido de Elefantes Brancos…

Elefante, Etosha, Namibia

Elefante, Etosha, Namibia

Elefante, Etosha, Namibia

 

 



Até a próxima

Alex Freire

Meus Links:

Website
Facebook
Instagram

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.