Oi Tudo bem?
O tópico desta semana é fotografia, um tópico pelo qual eu sou super apaixonado.
Eu peguei a minha primeira DSLR em 2010 e depois do primeiro clique eu fiquei viciado, ainda me lembro como se fosse hoje, eu estava na Cidade do Cabo e estava a começar um safari de 21 dias com clientes através da Namibia e que país melhor para começar esta jornada no mundo da fotografia .
7 anos depois e a minha galeria no meu Lightroom cresceu para quase 80 mil fotos!!!
Infelizmente hoje em dia eu não tiro tantas fotos como antigamente porque agora o meu foco é nos meus clientes e nas fotos deles.
Você não precisa de ser profissional para tirar fotos incríveis e que vale a pena pendurar na parede. Com a tecnologia a evoluir a um passo incrível, hoje em dia mesmo aquelas “point & shoot” cameras tem uma qualidade muito boa ja para não falar do seu celular que também é capaz de tirar fotos boas.
Embaixo ficam as minhas 10 dicas para tirar melhor fotos no seu proximo safari.

1) Conte uma historia
Durante o seu safari você vai encontrar varias situações onde o animal vai estar a fazer alguma coisa como por exemplo um Elefante a cheirar o ar com a tromba para cima ou um leão a tentar se aproximar dos antílopes, tente capturar essas imagens que referem comportamento animal em vez de tirar uma foto com o animal bem no centro da imagem.

Leopardo, Kruger, Africa do Sul
Leopardo, Kruger, Africa do Sul

2) Não use tanto zoom
Por vezes quando se encontra leões , leopardos outros animais durante o safari a primeira reacção é fazer zoom ao máximo para tirar foto do animal bem de perto.
Em vez disso não zoom tanto no animal e tente emcorporar a paisagem na imagem.
Também não se esqueça quanto mais zoom voce fizer mais qualidade a imagem perde.

Girafa & Orix, Etosha, Namibia
Girafa & Orix, Etosha, Namibia

3) Use a regra dos terços
Como falei na dica 1 em cima não tire uma foto de um animal bem no centro da imagem por isso vai fazer com que a foto perca interesse por a pessoa a ver não vai saber do que se trata.
Em vez disso tire uma foto com o animal num lado da imagem (esquerdo ou direito) isso vai fazer com que a o animal na imagem tenha espaço para “andar”.
Fotógrafos chamam isso de regra dos terços.

Elefantes no rio Chobe, Botsuana
Elefantes no rio Chobe, Botsuana

4) Foco nos olhos
Por vezes nem sempre é possível mas se a situação for favorável faça o foco da sua imagem nos olhos do animal por exemplo em vez de tirar 10 fotos de um leão sentado na sua frente espere pelo animal fazer contacto visual com voce para tirar a foto. Essa foto será muito mais “atrativa” do que 10 fotos de um Leão a olhar na direcção oposta.

Leoa, Chobe, Botsuana
Leoa, Chobe, Botsuana

5) Desligue a sua camera!
Sim eu disse isso mesmo, desligue a sua camera.
Quantas fotos você precisa de um Leão a dormir?
Acontece muitas vezes que os meus clientes perdem o seu tempo a tirar inúmeras fotos do mesmo animal do mesmo jeito ou a mudar as definições na camera em vez de curtir o momento.
Desligue a sua camera e observe o animal ou paisagem com seus próprios olhos em vez de através do seu celular ou camera.
Por vezes menos é mais…

Delta do Okavango, Botsuana
Delta do Okavango, Botsuana

6) Trabalhe com a luz
A luz que cria melhor imagens é aquela luz suave das manhas ou do entardecer, use isso como vantagem, não é coincidência que quando voce fica alojado num alojamento de “mato”você sai bem cedo de manha para fazer safari e depois mais no final da tarde, os animais estão mais éticos nessas horas do dia e as imagens ficam melhores.
Use o meio do dia para descansar & carregar baterias.

Bufalos, Kruger, Africa do Sul
Bufalos, Kruger, Africa do Sul

7) Fotografe as pequenas coisas
Um safari é muito mais que passar o tempo todo atrás dos famosos BIG 5.
Sim eu entendo que quem vem fazer um safari quer ver o rei da selva ou Elefantes e por boas razoes, os BIG 5 são animais incríveis mas um safari é muito mais que isso, fotografe também as pequenas coisas, flores insectos, pequenos repteis ou mamíferos, todos eles fazem parte da experiência.

Cobra Mopani, Kruger, Africa do Sul
Cobra Mopani, Kruger, Africa do Sul

8) Traga cartões de memória suficientes
Se você tem uma camera que precisa de cartões de memória não se esqueça de trazer vários.
Hoje em dia esses cartões são até baratos e é melhor ter vários na sua bolsa do que ter que apagar imagens do cartão para criar espaço.
Também dependendo do local onde você esteja fazendo o seu safari por vezes é difícil de comprar cartões extra.

9) Tenha respeito pelo o ambiente
Por vezes com a excitação de querer tirar a foto perfeita muita gente esquece certas “regras”que se deve obedecer.
Não chame o animal para ele virar a cabeça. Você veio para Africa para ver os animais no meio ambiente deles sem serem perturbados por pessoas, muros, jaulas etc.
Se poder também desligue o “bip” da sua camera esse som podem não fazer muita diferença para os animais mas concerteza pode ser irritante para as pessoas a partilhar o veiculo com você.

10) Curta o seu safari
Não fico super concentrado só em tirar fotos, curta o momento, para muitas pessoas um safari é um sonho de infância então em vez de ficar so grudado na sua camera curta o momento, os sons e os cheiros da Savana Africa isso ficará muito gravado na sua memória que as suas fotos.

 

Eu e mimosa filha no Kruger, Africa do Sul
Eu e mimosa filha no Kruger, Africa do Sul

 



Até a próxima

Alex Freire

Meus Links:

Website
Facebook
Instagram

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.